Inúmeras organizações, em seus blogs, sites, folders e através de outros meios de divulgação, procuram informar os seus valores de governança corporativa a seus Clientes, utilizando-se da trinca; – Missão, Visão e Valores, nesta ordem. Muitas das empresas, independentemente da consideração quanto ao seu tamanho ou classificação, pequena, média ou grande, se utilizam deste instrumento de comunicação e marketing para às suas promoções junto ao mercado.
Em nosso país não há um número significativo no universo das empresas atuando com este princípio de orientação. Estas não atribuem a verdadeira dimensão de importância a estes valores. Quem já os pratica por vezes se atrapalham na definição dos conceitos, incorrem numa desordem nas suas definições. Descrevem valores como visão, visão como missão, dentre outras inversões. É evidente que o mais importante aqui, não é o acertar somente nos conceitos, o mais importante aqui é praticá-los. Caso contrário, fica valendo a velha expressão; “é somente para Inglês ver”.
Neste ponto e, procurando melhor elucidar e exemplificar o que andei tentando transmitir acima, fui a WEB no sentido de encontrar um material que melhor pudesse elucidar ou clarificar tais conceitos. No caso em questão o crédito aqui vai para a INFOESCOLA: http://www.infoescola.com/administracao_/missao-visao-e-valores-os-principios-essenciais/, foi aonde encontrei informação que entendi serem as mais simples e objetivas.
O que dizem:
A procura por melhores resultados é algo imprescindível para que as organizações se mantenham competitivas em um cenário cadenciado tanto por regras advindas dos processos de internacionalização quanto pelo crescente nível de exigência pertencente a um novo perfil de consumidores. Desse modo, as organizações começam a atuar de forma bem mais ideológica e ainda, uma vez que os produtos e serviços mostram-se cada vez mais iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais semelhante. As organizações atualmente andam apostando em um conjunto próprio de características – Missão, Visão e Valores – que as identifiquem e diferencie dos demais players.
MISSÃO
“Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou”. Richard Bach
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
De acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa está tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.
Algumas definições:
“A missão é, em essência, o propósito da organização”. (Valeriano).
“A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani, Deutscher e Lopes).
“Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira).
Exemplos de MISSÃO:
Empresa MONTADORA de Veículos
Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.
Empresa do ramo FINANCEIRO
Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.
Empresa do ramo da SIDERURGIA
Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.
VISÃO
“Através dos séculos existiram homens que deram o primeiro passo ao longo de novos caminhos, sem outros recursos além de sua própria visão”. Ayn Rand
A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como “a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso”.