A TE2M – TECNOLOGIA EMPRESARIAL MULTI-MÉTHODOS está centrada na sua filosofia de trabalho, pois esta caminha na direção dos resultados almejados!
Pontos Centrais e Referenciais da TE2M:
- Nossos Empresários-Administradores (acionistas), ou seja, responsáveis, eleitos como Gestores, o são por possuírem o perfil de LÍDER, pois para além de dominar e exercer a TE2M, no fazer, tem de ser capazes de capacitar e manter motivados àqueles profissionais identificados como sendo providos de talento na execução das suas atribuições;
- A TE2M assegura a unidade de pensamento e ação de seus profissionais nas diferentes frentes de Negócios, Países e Culturas em que a MULTI-MÉTHODOS – MM atue;
- Com base numa visão atualizada a TE2M considera a QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO como sendo o seu Princípio Fundamental, ou seja, o Princípio de Base para o seu desenvolvimento e, consequentemente, o dos seus Clientes e Parceiros.
Assim, a MM considerando serem os negócios de uma organização, realizados através da inter-relação necessária entre os seus Profissionais, os seus Fornecedores de Máquinas e Equipamentos, de Veículos, de Serviços, de Materiais em Geral, Bancos, Clientes, Acionistas, dentre outros e, Representantes e Membros da Comunidade em geral, busca assegurar a fluidez da COMUNICAÇÂO entre estes atores. Esta ação é a que define a QUALIDADE do entendimento entre estes. Quanto maior, melhor!
A TE2M considera que uma Organização é composta de Profissionais e seus Negócios. A qualidade da COMUNICAÇÃO entre eles, O Cliente Interno, ou seja, o Acionista e, o CLIENTE Consumidor dos Produtos ou Serviços, tem de ser de EXCELENTE QUALIDADE.
A TE2M promove o fortalecimento de ações voltadas à QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO. Visa facilitar o entendimento dos profissionais na utilização de Tecnologias Específicas, integrando as diversas áreas e suas atribuições e, respectivamente, os seus resultados.
LIDERANÇA
A boa Liderança inspira não somente os Líderes, mas, também aos seus Liderados. São estes que, em linha, atendem aos ACIONISTAS (sócios) e aos CLIENTES (usuários) da empresa.
O Espírito de Servir é elemento fundamental ao verdadeiro Empresário Líder e ao Líder em Linha: Para o êxito em suas ações é necessário que estes possuam os seguintes valores: Humildade, Simplicidade e Disponibilidade.
O Compromisso de Servir, necessariamente, deve vir acompanhado de: Disciplina e Respeito. Consolidam a Confiança.
Assim sendo, possuímos Compromissos com a Visão do Futuro, Criando, Mudando, Inovando e Renovando.
COMUNICAÇÃO
A Comunicação é a essência e o fator de Alinhamento Estratégico, facilita imensamente a inserção das nossas Crenças e Valores em nossos profissionais.
Sabemos claramente que hoje não é possível, nem recomendável, reduzir a comunicação à transmissão de mensagens. Ela é bem mais do que isso! É a criação de um ambiente comum entre dois lados que participam fornecendo e extraindo informações entre eles.
A conversação entre as organizações e o seu público deve ser estabelecida de diferentes formas. É de extrema importância que nos utilizemos de um profissional de comunicação ou de uma agência especializada. Facilita o atendimento à necessidade da transferência de uma mensagem de forma profissional.
Formas de Relacionamento Possíveis:
Comunicação Interna
· A Gestão Eficaz melhora o clima organizacional e ajuda a motivar os Colaboradores que passam a confiar mais na empresa onde trabalham. O acerto na Eficácia, ou seja, nas decisões, revelam-se forte aliado na Eficiência obtida nos processos internos. Reduzem custos e aumentam a rentabilidade dos trabalhos.
Assessoria de Imprensa
· Aqui tratamos do elo entre a organização e os veículos de comunicação. Assim, é possível conquistar visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade. O objetivo a ser perseguido é sempre o de fortalecer a imagem da organização, tornando-a referência no mercado.
Mídias Sociais
· Estar conectada e engajada com o mundo online assegura, quando de forma profissional, um melhor relacionamento com Clientes e Organizações Parceiras. A Imagem é bem transmitida quando se demonstra preocupação com a opinião do seu público.
A COMUNICAÇÂO é uma importante aliada para os negócios, pois o bom relacionamento com seus públicos, interno e externo, assegura o reconhecimento perante a sociedade.
A Estrutura Dinâmica da MULTI-MÉTHODOS está direcionada no sentido horizontal.
A Direção da Comunicação diz respeito às maneiras em que a comunicação pode fluir. Ela pode ser vertical ou horizontal (lateral), podendo ainda se subdividir.
A Comunicação Organizacional possui fluxos que dependem da estrutura da organização (organograma) e da tecnologia empresarial adotada (modo de operação).
Para otimizar a COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL é essencial ter conhecimento desses fluxos e saber utilizá-los de acordo com a estrutura e a cultura organizacional. Sendo assim, os tipos ou fluxos de comunicação são baseados na direção em que esta é dada, ou seja:
São Elas:
- Comunicação Descendente ou Para Baixo;
- Comunicação Ascendente ou Para Cima e
- Comunicação Lateral ou Horizontal.
Direção da Comunicação
Quando se pensa na comunicação dentro de uma organização, observa-se que esta poderá ter diversos fluxos visto que a comunicação é multidirecional e irá basear-se de acordo com a estrutura da empresa.
Todas as organizações possuem uma estrutura, uma hierarquia a ser seguida. Esta formação é representada muitas vezes por uma ferramenta chamada organograma que permite apresentar por meio de uma única imagem toda a disposição de suas diretorias, departamentos, setores e cargos de uma empresa.
As organizações têm no fluxo de informações o elo que une e coordena os componentes, ou seja, é através das informações que as organizações se norteiam fazendo a integração de suas partes e se solidificam no mercado.
Maneiras como a comunicação se direciona dentro de uma organização.
Comunicação Descendente ou Para Baixo:
O fluxo descendente representa a transmissão de informações da cúpula para a base da organização, isto é, quando alguém de posição superior transmite uma informação para alguém de uma posição inferior. A comunicação descendente possui o papel de influenciar, pois sendo uma comunicação vinda de cima para baixo tem como objetivo fazer com que sejam seguidas as orientações dadas pelos níveis superiores aos níveis inferiores. Por exemplo, programar um objetivo, instruir um trabalho, adotar novas práticas ou procedimentos, aplicar feedback, entre outras.
Comunicação Ascendente ou Para Cima:
O fluxo de comunicação ascendente representa a transmissão de informações da base da organização para a cúpula. Neste caso, utiliza-se como exemplo um colaborador que envia um e-mail para a sua gestora, demonstrando assim uma comunicação para cima.
A comunicação ascendente possui o papel de sugerir melhorias, fazer relatórios sobre desempenho, relatar queixas, informações financeiras, problemas, entre outros.
É, a partir da comunicação para cima, que os dirigentes obtêm informações. Geralmente através de relatórios a respeito do desempenho dos seus colaboradores, dados de produção e controle de qualidade, etc.
Comunicação Lateral ou Horizontal:
Tão importante quanto os demais tipos de comunicação, pode-se conceituar a comunicação horizontal ou lateral como aquela que se desenvolve entre os membros de um mesmo grupo, grupos do mesmo nível, administradores do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas de horizontalidade equivalente. Ou seja, o fluxo de comunicação horizontal representa a transmissão de informações entre integrantes da organização que estejam no mesmo nível hierárquico, mas também pode ser utilizada por níveis hierárquicos diferentes, porém que se comuniquem de forma diagonal ou lateral.
Na forma diagonal a comunicação ocorrerá com pessoas de status mais elevados ou mais baixos que trabalhem em outros departamentos, enquanto que na forma lateral a comunicação ocorrerá com pessoas que possuam igual status, mas trabalhem em outros departamentos. A comunicação horizontal é utilizada no sentido de coordenação, que pode ser de: atividades no geral, questões interdepartamentais e solução de problemas.
Por ser entre colaboradores de mesmo nível esta é a mais frequente, pois ela dá suporte a quaisquer atividades cotidianas na organização e por estarem em contato mais direto ela é mais clara, simples e tende a ser mais rápida que a comunicação formal. O único inconveniente é que este tipo de comunicação, que também é chamado de rede informal, é tendente a se transformar na chamada “rádio peão ou rádio corredor”.