O economista americano Theodore William Schultz, utilizou a denominação “Capital Humano”, na década de 1960, para que entendêssemos melhor o valor das capacidades humanas nas suas aplicações quando requeridas pelas organizações.
Assim é necessário acertarmos na escolha dos profissionais que formarão a equipe para que se possa tornar possível à realização das previsões, da execução do plano de negócio, do planejamento estratégico, dentre outros resultados esperados pela empresa. A boa qualidade do Capital Humano é fundamental para o êxito das organizações!
Gestão de Pessoas – Atribuições e Funções:
A área de Gestão de Pessoas, composição da sua equipe profissional e o tamanho da área física (m²) necessária, dependerá daquilo que se espere como resultado a ser incorporado. São pontos principais de referência, o efetivo da mão de obra e os programas a serem desenvolvidos.
Na MULTI-MÉTHODOS costumamos adotar à distribuição das atribuições e funções nos utilizando da composição de três grupos de atuação, a saber:
Grupo 1 – Diretrizes Administrativas e Normas Operacionais:
Tais Diretrizes Administrativas e Normas Operacionais objetivam transmitir, da maneira mais clara possível, o pensamento e a postura da empresa relativamente ao tratamento a ser dispensado aos seus profissionais, no tocante a qualidade das condições de trabalho e de vida na empresa, a serem obtidas através da execução competente das atividades de Recrutamento e Seleção de Pessoas, Administração das mesmas, Treinamento e Desenvolvimento, Serviço Social, Lazer e de Comunicação Interna, Alimentação, Transporte, Alojamento e Hospedagem, Segurança Física e Vigilância Patrimonial, Higiene, Medicina e Segurança do Trabalho, sempre com zelo e respeito aos profissionais.
As composições e práticas deverão servir de base para a elaboração do REGULAMENTO INTERNO DA EMPRESA, o qual deverá ser permanentemente atualizado e disseminado entre os seus profissionais.
Grupo 2 – Atribuições e Atividades Dinâmicas:
- Recrutamento, Seleção e Programa de Integração;
- Coordenação dos Exames Médicos Pré-admissionais;
- Gestão de Cargos, Carreiras e Salários;
- Desenvolvimento de Planos de Carreira e das suas Remunerações;
- Desenvolvimento e aplicação dos Programas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal;
- Negociação e Elaboração dos Contratos de Trabalho;
- Realização de Palestras Motivacionais;
- Coordenação da Avaliação de Desempenho;
- Coordenação dos trabalhos para composição dos Programas de Produtividade e Parceria;
- Coordenação dos Exames Médicos Demissionais;
- Realização de Entrevistas de Desligamento de Pessoal;
- Emissão de Relatórios de Informações sobre a área e de índices e indicadores de Gestão de Pessoas;
- Elaboração de Relatório de Análise da Qualidade do Capital Humano da Empresa, motivação, conscientização e prevenção de acidentes ocupacionais, entre outras funções relacionadas a aspectos comportamentais.
Na visão da MULTI-MÉTHODOS, a atividade de Segurança do Trabalho, pela sua relevância, deve ter os seus trabalhos sob a direção máxima da empresa.
Grupo 3 – Serviços de Controle:
Neste bloco estão englobadas àquelas atribuições e funções as quais exigem serviços burocráticos de controle, tais como: admissão/contratação dos profissionais, gestão, cálculos e fechamento da folha de pagamento, das guias para recolhimento dos encargos sociais e trabalhistas, controle de horários, do 13° salário, das férias, relacionamento com os Sindicatos Laboral e dos Trabalhadores, dentre outras.
As Empresas Clientes, que desejarem, podem ter estes serviços terceirizados.