05. Motivação e Melhores Resultados.

Para um bom desempenho empresarial devemos partir da premissa de que a Qualidade só é alcançada através do trabalho com profissionais competentes e motivados. Os colaboradores necessitam assumir uma postura responsável, de comprometimento e participação, sentirem-se parte integrante da empresa e não apenas como mais um trabalhador. O ambiente deve ser único, pois não há um sem o outro.

O investimento na formação e qualificação dos profissionais, a boa gestão e a organização das empresas, as condições de higiene e saúde no trabalho e os investimentos na inovação e tecnologia, entre outras ações, asseguram a manutenção da motivação da equipe.

Não ocorrerá melhoria da PRODUTIVIDADE sem que os colaboradores estejam motivados, o que exige as boas condições citadas e o respeito pelos seus direitos.

Um ambiente de confiança, com respeito mútuo se constrói através da credibilidade adquirida pelos dirigentes junto ao conjunto dos trabalhadores. Um discurso transparente, com ações que estejam em sintonia com as necessidades dos mesmos é sempre um bom caminho.

Sabemos que uma boa parte dos gestores são péssimos líderes e, portanto, não fazem a mínima ideia do que é gerir pessoas. O pessimismo, a desorientação, a falta de comunicação, são fatores geradores de desmotivação. Muitos chegam a demonstrar pouca ou nenhuma preocupação com o desenvolvimento individual e profissional ou, ainda com a valorização das pessoas.

O colaborador tem necessidades essenciais para se motivar e para manter-se motivado a continuar na procura do seu crescimento pessoal e profissional.

Quando se fala em motivação, evidentemente que um dos fatores logo citados é o da boa remuneração, ou seja; salário acrescido dos benefícios, mas não é a única e nem sempre a variável mais estimulante. A remuneração condizente com as exigências de competência e de responsabilidade do cargo é algo extremamente importante a ter em consideração, mas somente ganhar dinheiro não enriquece a experiência interior das pessoas. A comunicação aberta, as boas relações internas, a informação sobre o conteúdo do seu trabalho, o trabalho de forma estimulante e a oportunidade de crescimento oferecida, também através de programas de formação e de desenvolvimento, são essenciais para a preservação da motivação nas pessoas.

É interessante notarmos que as pesquisas sobre o significado do trabalho apontam para duas vertentes; a primeira considera que a relação com o trabalho é apenas como a de um contrato de negócio, onde o profissional vende o seu trabalho em troca de um resultado econômico, sem se importar com a sua finalidade ou mesmo a quem se destina, já na segunda acredita-se que o trabalho representa o cumprimento do dever e a busca da realização da pessoa como profissional, tendo um significado intrínseco, deixando de ser um meio, para ser um fim em si mesmo. Portanto, torna-se necessário ao empresário fazer com que os seus colaboradores se sintam desejosos de realização em sua empresa. Somente assim darão o seu máximo, com satisfação e afinco, pois o farão por prazer. A satisfação elevada, na grande maioria das vezes transforma os profissionais contratados em sócios do sucesso do negócio.

Compreender a importância da Motivação das Pessoas é fundamental para uma boa gestão empresarial. O empresário interessado na PRODUTIVIDADE, ou seja; na constante obtenção de melhores resultados, deverá, necessariamente, estar preocupado com a Motivação Individual e, consequentemente, Coletiva do seu efetivo de pessoal. É de fundamental importância à conquista desta condição. Nesta nova era as constantes mudanças nos obrigam a identificar meios capazes de formular, executar e desenvolver estratégias e métodos de trabalho que possibilitem às organizações obterem desempenhos sempre superiores aos dos seus concorrentes.

Bons resultados são fruto de competência com motivação, portanto surgem quando as organizações respeitam os seus profissionais, valorizam os seus pontos fortes e, principalmente, oferecem oportunidade para que possam exercer o seu potencial.

As rotineiras transformações no mundo capitalista exigem necessariamente a ampliação constante da PRODUTIVIDADE. Não há caminho para obtê-la se não pela via de colaboradores motivados e felizes com o que fazem.

Alexandre Rocha – Economista

“Reconhecimento é fator decisivo para a permanência de um profissional na empresa” autor: Jarvesson Rodrigues

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