Quando procuramos por uma boa interpretação daquilo que seja uma equipe, encontramos como definição básica, que; Equipe é um grupo de pessoas que se reúne para atingir objetivos comuns. Portanto, podemos afirmar que uma equipe e o que ela pode oferecer é o primeiro passo para termos uma maior perspectiva para a obtenção de resultados sempre melhores, resultados mais positivos.
Ao se falar em Equipe Coesa em determinadas empresas e, aqui, para um exercício hipotético e, considerando ser o interlocutor, um empresário com pouca experiência na gestão de resultados, fatalmente entrará em discusão direcionada, às dificuldades de relacionamento e os conflitos de ideias, pois é simplesmente impossível encontrar profissional que reúna todas as habilidades e potencialidades capazes de realizar todas as funções exigidas.
Pois bem, se considerarmos que um grupo de profissionais somente se transfoma numa Equipe quando todos os seus membros usam suas habilidades e suas competências para planejar suas atividades e empenham-se para obter os melhores resultados, não há dúvidas que o conflito de idéias, neste interim, atua como um fértil elemento ao fortalecimento do relacionamento do grupo e, o encontro das melhores soluções possíveis.
Nesta ótica, fica claro que a existência de Equipes formadas por profissionais com características diferentes, mas com objetivo final comum, faz com que o resultado obtido seja mais do que a soma das habilidades e competências de cada um. É, sim, a integração entre elas, pois, todos caminharam em uma só direção, focados numa meta pré-definida!
Considerando-se ser uma realidade que o desenvolvimento da produção apoiado na modernidade da tecnologia, acrescido do abandono do modelo de gestão verticalizada, foi avanço na gestão administrativa, podemos afirmar ser inegavél o reconhecimento corporativo de que os trabalhos em Equipe acabaram por agregar valor à Qualidade da Gestão.
Tais mudanças e contribuições tecnológicas, geraram uma maior facilidade quanto à prática da comunicação organizacional. Algo que, comprovadamente, assegura que quanto mais claras são as indicações dos gestores, mais pró-ativos, assertivos e compromissados ficam os colaboradores.
Daí, então, podemos concluir que as empresas, convivendo com Clientes cada vez mais exigentes, ão de buscar, dia após dia, o aprimoramento em áreas impactantes, tais como; informática, automatização, benchmarking, proteção ambiental, relação com a comunidade, dentre outras.
Na Gestão com Qualidade, onde Equipes bem preparadas tocam o seu dia a dia sempre focadas na conquista das metas traçadas, não podemos deixar à deriva a importância de estarmos sempre lapidando àqueles novos profissionais contratados, alinhando-os à filosofia de trabalho já em prática na empresa, capacitando-os, inclusive, na comunicação organizacional adotada.
Com a Qualificação da Gestão, promovida com as mudanças ocorridas na empresa, o trabalho em equipe e ou em grupos, fortalece as ações que vão muito além dos resultados meramente numéricos.
Algo importante de diferenciarmos, são os termos Grupo e Equipe, até então utilizados neste texto, a saber: Grupo – é um conjunto de pessoas que se reúne por afinidade e Equipe – é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas pré-estabelecidas.
As empresas, nos dias de hoje, possuem como direção o favorecimento à mudanças e adaptações para com isto obter uma maior PRODUTIVIDADE, assegurando a QUALIDADE TOTAL e, com isso a SATISFAÇÃO DO CLIENTE. A Alma do seu Negócio, seu elemento se sustentação!
Essas ações conjugadas, são fundamentais para que se obtenha uma alta performance das Equipes. Utiliza-se todas as potencialidades de cada colaborador. Assim sendo, poderemos estar certos em afirmar que: – “O Trabalho em Equipe Qualifica a Gestão”
Alexandre Rocha – Economista
“A segurança faz parte da esperança de um futuro melhor. Prevenir acidentes é caminhar rumo ao futuro” autor: desconhecido