18. Qualidade de Vida nas Empresas. Maior Produtividade.

Que bom que fosse mesmo sempre assim, não é verdade! Mas, afinal complicamos as coisas simplesmente por ausência de uma visão mais profissional e, até mesmo humanista quanto ao tema. Ainda é um obstáculo, mas é um obstáculo em decadência, ainda bem! A compreensão de que a Qualidade de Vida no Trabalho, a chamada QVT, é benéfica ao ser humano, é inquestionável, ter uma boa qualidade de vida na empresa expressa a existência de uma força de trabalho mais feliz, Portanto mais segura, mais forte, mais vigorosa!

Às constantes inovações ocorridas nos tempos atuais nos obriga a estar atentos à identificação daquelas que realmente possam vir a contribuir efetivamente para melhoria da QVT. Elas abrangem os mais variados campos. Em nosso caso, como é óbvio, devemos nos dedicar àquelas que sejam úteis à satisfação do trabalhador!

Quando se diz; “Onde há mais felicidade há mais motivação,” parece ser uma máxima bem sustentada, pois ninguém, em sã consciência é capaz de negar que as boas medidas de QVT adotadas, não venham a ter os seus reflexos em um dos itens de maior importância, o “Processo Produtivo.” Nada melhor para o a sua melhoria do que estar movida a “Motivação das Equipes,” que o realizam! Assim nasce o tão desejado AUMENTO da PRODUTIVIDADE e da QUALIDADE dos seus produtos e/ou serviços. Que coisa boa, não!

Dentre outras inúmeras valias, a boa Qualidade de Vida nas empresas, reduz o estresse ocupacional. Algo extremamente positivo principalmente naquelas ocupações onde as fontes de exigência e pressão são significativamente mais presentes.

Em minhas leituras acerca da Gestão de Pessoas, matéria que muito me agrada, encontrei artigo do economista Alexandre Rangel, publicado na revista EXAME, de Abril de 2016, onde o mesmo sugeria que para a evolução de um processo que resulte com celeridade em uma QVT, fossem adotadas, no mínimo, cinco importantes ações, a saber:

1) Capacitação das Lideranças;

2) Dar Feedback: O feedback contínuo é essencial e serve como um guia para mostrar ao Colaborador se ele está ou não no caminho certo;

3) Reconhecimento: Valorizar o trabalho bem feito, parabenizar, elogiar. O ser humano gosta e se motiva quando recebe elogios;

4) Condições de Trabalho: Propiciar um ambiente físico com mobiliário, conforto térmico, acústico e com iluminação adequada; e

5) Horário de Trabalho: Exigir dos profissionais mais planejamento e mais organização para a realização das suas tarefas em tempo hábil, não as deixando extrapolar os horários de trabalho programados para tal. Isso fará com que elas trabalhem com mais qualidade de vida. Produzam mais e melhor!

O fato é que para que possamos ter as ações propostas em perfeita execução, certamente necessitaremos que o processo esteja sob a orientação de um verdadeiro líder, ou seja, àquele que se dedique e exija ao máximo o empenho de todos os envolvidos, sejam eles subordinados ou pares, pois a meta é comum, o resultado benéfico a todos!

Com o programa de QVT implantado e bem assistido na sua dinâmica, a empresa passa a figurar no mercado com o diferencial que a torna mais competitiva. É um fator imprescindível para o sucesso e expansão dos seus negócios. Seus Colaboradores passam a conviver com “orgulho da empresa para a qual trabalham.” A boa QVT possui, para além dos benefícios citados, um fator de elevada importância a “Retenção de Talentos!”

Segundo Chiavenato(*) o Talento nas organizações são as pessoas que pensam, interpretam, avaliam, raciocinam, decidem, agem, conduzem a organização nesta nova era onde o conhecimento se tornou o recurso mais importante: uma riqueza intangível, invisível, mas fundamental para o sucesso. São as pessoas que criam novos produtos e serviços, visualizam a concorrência, melhoram os processos internos e encantam os clientes. São elas que dão vida, razão e ação para as organizações.

Alexandre Rocha – Economista

“Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia os seus olhos da sua meta.” autor: Henry Ford


(*) Chiavenato: – Presidente do Instituto Chiavenato e Conselheiro do CRA/SP, Idalberto Chiavenato é reconhecido e prestigiado pela excelência de seus trabalhos em Administração e em Recursos Humanos.

Gerar PDF

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.