Mineração

A MULTI-MÉTHODOS – MM, nesta atividade econômica, atua como empresa Consultora e Assessora nas diversas fases de um projeto de mineração, oferecendo sempre soluções confiáveis em estimativa de recursos, planejamento de lavra, análises econômicas, análises de risco e melhorias operacionais e, ainda, atua como Gestora do Empreendimento, principalmente na fase da implantação e arranque do mesmo, caso assim o Cliente deseje.

A MM, como empresa detentora de uma larga experiência neste seguimento, possui como principal objetivo, trabalhar em parceria com os seus Clientes visando vencer desafios relacionados a questões complexas da atividade mineira. Além disso, oferece seus serviços de apoio em trâmites ligados aos órgãos oficiais, acompanhando os processos legais gerados.

Somos especialistas no desenvolvimento de estudos de projetos e na elaboração dos seus Planos de Negócio.

No Brasil, a mineração é uma das bases da economia. O Setor participa fortemente  do seu desenvolvimento socioeconômico, já que os minérios podem ser encontrados em quase todos os produtos que consumimos. É, portanto, uma atividade essencial para o progresso da sociedade brasileira. No entanto, apesar da mineração ser indispensável ao desenvolvimento, é uma atividade que, quando não gerida com os devidos cuidados, pode gerar grandes impactos ambientais.

A atividade de Mineração contempla a extração, elaboração e beneficiamento de minerais que se encontram em estado natural, ou seja: – sólido, como, minério de ferro; – líquido, como o petróleo bruto; – e gasoso, como o gás natural, dentre outros. Inclui a exploração de minas (de superfície e subterrâneas), pedreiras, poços e todas as atividades de preparo e beneficiamento do minério, a fim de torná-lo comercializável.

O Processo de Mineração envolve as atividades de Prospecção, Pesquisa, Extração, Transporte, Processamento, Transformação Mineral e Comercialização do Produto Final.

São as seguintes atividades:

Prospecção

  • Estudos preliminares
  • Reconhecimento geológico

Pesquisa Mineral

  • Exploração
  • Delineamento
  • Avaliação

Lavra

  • Projeto e desenvolvimento
  • Explotação

Descomissionamento de Mina

  • Desativação
  • Fechamento

Métodos de Mineração

Os métodos de mineração referem-se à lavra, a técnica de extrair minério. Em uma área de mineração, podem ser utilizados alguns métodos de lavra. Os dois principais são:

  • Lavra a Céu Aberto ou de Superfície: Corresponde à extração de minérios que estão depositados próximos à superfície. Esse método explora o minério até o seu esgotamento. Suas principais técnicas são: encostas, cavas, fatias e lavra por dissolução; e
  • Lavra Subterrânea: Consiste na extração de minérios que estão depositados longe da superfície. Esse método explora o minério via sonda e por meio de serviços topográficos. As principais variações dessa lavra são: realces com autoportantes, realces com encaixantes e abatimento.

A escolha dos métodos de lavra, além de levar em conta as características da área a ser explorada, como profundidade e aspectos geológicos, considera também os aspectos sociais, econômicos e ambientais. A escolha do método deve ater-se também às questões de segurança e higiene para que se garanta a vida útil da mina. Sendo assim, a falta de planejamento ou a escolha errada do método a ser empregado, poderá vir a provocar inúmeros danos ao ambiente.

Mineração no Brasil

O Brasil é um grande produtor mineral, rico em minérios como nióbio, ferro, manganês e alumínio.  

O país produz cerca de 70 substâncias minerais (21 dos grupos de materiais metálicos; 45, dos não metálicos; e quatro, dos energéticos), segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Responde por 4% do Produto Interno Bruto – PIB.

O DNPM também divulgou que o Brasil destacou-se como principal produtor de nióbio, representando cerca de 97,3% da produção mundial. As principais reservas minerais no país encontram-se, principalmente, nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste, com destaque para os estados do Pará, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Amazonas.

No Brasil há aproximadamente 3.360 minas, sendo que 160 são de grande porte. Existem mais de 8.000 empresas mineradoras e mais de 3.000 minas espalhadas pelo país.

Indústrias de Mineração

As principais empresas produtoras de minérios, no Brasil, segundo o DNPM, são:

Alumínio – Mineração Rio do Norte S.A., Mineração Paragominas S. A. e Alcoa World Alumina Brasil Ltda.

Cobre – Salobo Metais S. A., Vale S. A. e Mineração Maracá Indústria e Comércio S. A.

Ferro – Vale S. A., Congonhas Minérios S. A., Anglo American Minério de Ferro Brasil S. A.

Manganês – Vale S. A., Mineração Corumbaense Reunida S. A. e Mineração Buritirama S. A.

Nióbio – Niobrás Mineração Ltda., Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá Ltda e Mineração Taboca S. A.

Ouro – Kinross Brasil Mineração S. A., Anglogold Ashanti Córrego do Sítio Mineração S. A. e Salobo Metais S. A.

Importações e Exportações

O Brasil, apesar de ser um dos maiores produtores mundiais de minério, não produz todos os minérios de que necessita, apresentando, por exemplo, insuficiência na produção de chumbo e prata, sendo necessário, portanto, importá-los.

Principais destinos de exportação de minérios brasileiros: – Canadá, Estados Unidos, China, Japão e Países Baixos.

Origem das importações de minério no Brasil: – Estados Unidos, Peru, Chile, China e Rússia.

Mineração de Diamantes em Angola

A Mineração de Diamantes em Angola é uma actividade com grande potencial econômico. Angola é o quarto maior produtor de diamantes em África e somente vem explorando 40% das suas reservas.

A ENDIAMA EP – Empresa Nacional de Diamantes de Angola, a partir de 2019 e, conforme instruções do seu PCA, passou a desenvolver estudos e implementação de projectos agropecuários para as regiões onde são desenvolvidas as actividades de exploração diamantífera com vista a criação de mais postos de emprego e, ainda, assegurar a autossuficiência alimentar na região.

Por ocasião da visita que o PCA da ENDIAMA EP fez a Saurimo, Lunda-Sul, ficou registada que a empresa tenciona com esta iniciativa, fomentar igualmente o sector agroindustrial, visando incentivar a produção agrícola na região.

Citado pela ANGOP, o gestor disse que a iniciativa enquadra-se no programa de responsabilidade social da empresa e na estratégia de alargamento das fontes de arrecadação de receitas e fez saber que estudos estão a ser desenvolvidos para se definir prioridades e os tipos de cultura a serem produzidos na fase inicial.

Segundo o gestor, as empresas diamantíferas não devem apenas limitar-se a exploração de Diamantes, mas sim, apostar em Projectos que permitam a criação de empregos e contribuição na diversificação da economia, nas regiões onde operam. Informou, ainda que a ENDIAMA EP, vai igualmente apoiar projectos de eletrificação nas regiões diamantíferas, bem como na construção de escolas, unidades sanitárias, reabilitação das vias secundárias e terciárias nestas regiões.

O mesmo, reconheceu haver fraco desenvolvimento nas regiões onde são desenvolvidas as actividades de exploração diamantífera.

Por este facto, em breves declarações à imprensa disse  que vai trabalhar com as empresas diamantíferas, que operam nas Lundas Norte e Sul, no sentido de melhorarem os seus programas de responsabilidade social para que possam participar activamente no processo de desenvolvimento da região. Considerou ser fundamental que os níveis de produção das empresas diamantíferas sejam reflectidos, igualmente, no índice de desenvolvimento das regiões.

A experiência da MM neste segmento está descrita nos serviços prestados, na modalidade de Gestão Empresarial, para às empresas ITM MINING, SM do CHITOTOLO e SEMINAS.

Identificado o nosso Cliente-Investidor, a MM, se propõe, junto a ENDIAMA EP, conjuntamente com o seu Cliente, a servir de empresa assessora nas negociações para a realização do investimento em um novo projecto. Para tanto, o investidor deverá fornecer a MM, de forma detalhada, às suas intenções e disponibilidades.

Atuamos nos Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica – EVTE. Através de acções de campo e, localizada a área pelos serviços de geologia e engenharia de minas, partimos para a elaboração do PE – Planejamento Estratégico e PN – Plano de Negócio, respectivamente.

Em simultâneo às conversações a serem desenvolvidas entre a ENDIAMA EP, e o pretenso investidor para que se negocie e se acorde os termos do contrato a ser firmado, são desenvolvidas as seguintes propostas para a empresa contratante da MM, ou seja, o nosso Cliente-Investidor:

  • Cargos e Salários – TSB – Tabela de Salário Base e CRM – Complementos de Remuneração;
  • Composição do Organograma da Empresa;
  • Composição Demonstrativa do Sistema de Comunicação;
  • Política Administrativa – Financeira;
  • Política de Suprimentos e Logística;
  • Regulamento Interno;
  • Composição / Formação da Sociedade Mineira para exploração do Projecto com suas respectivas atribuições e responsabilidades iniciais; ou
  • Regimento do Conselho de Gerência, definindo de comum acordo entre as partes, a forma a ser empregada na resolução dos assuntos pertinentes à Sociedade.

Fale Conosco

Comentários estão encerrados.