Uma coisa que cada um de nós percebe, com facilidade, é o bem estar causado quando trabalhamos em uma empresa que nos oferece as condições de conforto e segurança para que possamos executar o nosso trabalho e, numa situação oposta, o mal estar vivido quando estas condições não estão atendidas. Portanto, fica claro que o investimento em Segurança e Saúde no Trabalho – SST não pode ser considerado pelas empresas apenas como um mero custo para adequação à legislações em vigor.
A SST possui como principal objetivo manter a integridade física e psicológica da equipe e combater riscos e acidentes laborais. Como ganho para a empresa, estas medidas influenciam diretamente no ganho de PRODUTIVIDADE, um dos fatores mais importantes para o seu êxito.
No desenvolvimento dos trabalhos no dia a dia é de fundamental importância que os colaboradores se sintam bem em seu ambiente, que executem as suas tarefas da melhor maneira possível. Já, em ocorrência inversa, os mesmos se apresentam muitas vezes distraídos ou, até doentes. Não se motivam o suficiente para que não chequem atrasados com uma maior frequência, por exemplo! Logo, a sua PRODUTIVIDADE fica afetada.
Com a visão focada, principalmente, na sustentabilidade e sobrevivência do negócio, algo extremamente comum, principalmente nos dias atuais – “tempo de vacas magras,” não devemos descuidar das ações que assegurem a boa PRODUTIVIDADE.
Como fatores contribuintes a um baixo rendimento do colaborador podemos citar o resultado de alguns experimentos que apontaram que: o barulho em geral, a iluminação precária, a insalubridade, dentre outras situações, contribuem diretamente para o baixo rendimento da equipe.
O estresse e os acidentes de trabalho, em nosso país e, no resto do mundo, são duas das maiores causas de afastamento de colaboradores.
Ausências de pessoal, em curta ou longa temporada, não são previstas nos planejamentos das empresas. Mormente, imaginamos estar com o pessoal de nossa equipe com a saúde sempre em dia. Estas ausências quebram o ritmo de produção, impactando seriamente o resultado dos trabalhos.
A implantação de uma política de SST é muito importante na prevenção de acidentes e doenças em geral e, profissionais, em particular.
Devemos estar atentos e cuidadosos, todo o tempo, para que evitemos as doenças as quais surgem lentamente. Na sua maioria, estas são difíceis de serem identificadas. Dentre as mais comuns estão a asma ocupacional, a LER – lesão por esforço repetitivo, os distúrbios osteomusculares, a perda auditiva induzida por ruído, as pneumoconioses e osdistúrbios relacionados à saúde mental.
O primeiro passo, para que possamos alcançar os resultados desejados nesta área é o da conscientização dos gestores do negócio, caso estes não a possuam! É preciso que entendam que investir no bem-estar dos seus colaboradores é estar investindo no sucesso da própria empresa.
Há uma grande gama de medidas técnicas, médicas e psicológicas para atuação na prevenção de acidentes e melhoria na qualidade de vida dos colaboradores. Estas medidas são de domínio de profissionais especializados.
Para que possamos estar seguros de que estas atividades estão bem atendidas a empresa deverá contar com um equipe de Segurança e Saúde no Trabalho composta por um time multidisciplinar, contendo: Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho, formando assim o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, o SESMT. Os colaboradores, por sua parte, devem formar também a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a qual possui como meta prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a saúde e a vida do colaborador.
A Segurança e a Saúde no Trabalho são definidas por normas regulamentadoras e leis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABT). Nosso país também segue as convenções Internacionais da OIT – Organização Internacional do Trabalho.
Hoje, são alarmantes os números sobre acidentes e doenças diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho! Mas, a parte positiva destas estatísticas e que as mesmas têm contribuído para conscientizar as empresas sobre a importância de se investir na SST.
Alexandre Rocha – Economista
“A segurança faz parte da esperança de um futuro melhor. Prevenir acidentes é caminhar rumo ao futuro” autor: desconhecido