Back Office é o termo inglês que, para nós, tem o significado de suporte, também definido como retaguarda, e se refere as áreas empresariais que pouco ou nenhum contato têm com os clientes das empresas contratantes dos serviços da MULTI-MÉTHODOS. Back, em inglês, significa “atrás”, e Office tem o significado de “escritório”.
A Eficiência no Back Office:
Que tal iniciarmos pela comunicação? Qualquer gestão que se preze precisa de canais de comunicação integrados, pois somente assim, é possível agilizar e desburocratizar os processos internos. Empresas de médio e grande porte podem usar a intranet, enquanto às micros e pequenas, podem se utilizar do e-mail corporativo e linhas diretas, sem intermediários.
Aos gestores é importante lembrar que, mesmo sendo os profissionais, terceirizados, é preciso que haja afinamento-alinhamento dos mesmos com os conceitos básicos de comunicação definidos pela empresa contratante.
Na MULTI-MÉTHODOS, naturalmente, consideramos como Back Office as áreas que dão suporte à operação geral da empresa, tais como: a Contabilidade, a Gestão de Pessoas, a Informática, a Administração de Almoxarifado, dentre outras.
O principal desafio do Back Office é organizar a estrutura da empresa de maneira que a possibilidade de incorreções esteja prevista e estas sejam solucionadas com a antecedência necessária. Assim sendo, mesmo com tal ocorrência, a empresa não passará por um risco maior, pois não deixará com que fique configurado um processo de descontinuidade em suas atividades.
Lembre-se: De nada adianta todas as ferramentas de comunicação se às suas utilizações não forem adequadas. É necessário treinamento eficiente para que a informação não passe por ruídos, comprometendo o teor das mensagens. Ou seja, cada profissional da empresa deve saber exatamente como agir no caso de alguma falha e, mais do que isso, se antecipar aos possíveis problemas. Ser pró-ativo não é exclusividade dos gestores.
Imagens de Back Office: